Entenda o que é blockchain, como funciona e para que serve

Entenda o que é blockchain, como funciona e para que serve

Vamos entender o que é blockchain? Desde o surgimento do Bitcoin, o criptoativo gerou o fascínio de muitas pessoas. Não somente pelas possibilidades no mercado financeiro, mas também pelas inovações tecnológicas que foram desenvolvidas e permitiram o aparecimento do BTC.

Em especial, o Blockchain, tecnologia que registra toda e qualquer transação com o criptoativo em um “livro de contabilidade” público e compartilhado entre milhares de computadores ao redor do globo.

O que é Blockchain?

Sendo um dos alicerces para a criação do criptoativo, o recurso  oferece mais segurança, credibilidade e transparência às transações com o criptoativo, tem a função de garantir a autenticidade dos dados de ambas as partes durante uma transação digital. Excluindo assim, a necessidade de uma terceira parte validante da operação, como por exemplo, um banco ou instituição financeira.

Como ele funciona e para que serve?

Blockchain, em tradução literal, significa “cadeia de blocos”. Cada um dos blocos possui algum tipo de informação, o seu próprio Hash e o Hash do bloco anterior. No caso do Bitcoin, os dados são sobre a transação financeira, como por exemplo, o comprador e vendedor de BTCs, como também a quantidade de BTCs transferidas.

Quando qualquer dado é registrado no Blockchain é quase zero as chances de modificá-lo. As operações são registradas de forma cronológica, linear e sendo também digitalmente assinadas para garantir sua integridade e veracidade. Essa “assinatura” é única, altamente criptografada e conhecida como Hash.

O Bitcoin não existiria sem o Blockchain, contudo, a tecnologia tem um potencial muito maior e está sendo utilizada, atualmente, em aplicações de diversos setores da economia do que somente em criptoativos. Os bancos já utilizam o Blockchain para desenvolver novas soluções financeiras e beneficiando startups, empresas de tecnologia, seguradoras e etc.

O que torna o Blockchain tão inovador?

TRANSPARÊNCIA

O blockchain é uma tecnologia de código aberto que permite a todos os usuários acompanhar, estudar e sugerir melhorias para que a tecnologia esteja o mais otimizada possível. Além disso, cada transação financeira realizada com o Bitcoin é de conhecimento de todos os envolvidos. Dessa forma, a credibilidade da operação é fortalecida, fazendo com que os investidores tenham mais segurança em realizá-las.

DESCENTRALIZAÇÃO

A tecnologia é descentralizada, permitindo assim, a todos a possibilidade de se tornarem parte de toda a rede. Tornando assim, o Blockchain independente de qualquer servidor central para armazenar suas informações. No ecossistema gerado, cada usuário se torna um banco de dados.

IMUTABILIDADE

Não há a possibilidade de alterar ou remover qualquer registro feito no Blockchain. Tal característica reforça a segurança e a confiança que os usuários depositam na tecnologia para realizar suas transações financeiras.

ECONOMIA DE TEMPO

Ao fazer uma comparação simples com os sistemas bancários, bem sabemos que algumas transações financeiras levam dias para serem efetivadas com sucesso.  Inclusive, estamos sujeitos até mesmo a burocracias desnecessárias que podem atrasar ainda mais os processos.O blockchain, por sua vez, elimina esse tipo de transtorno. As transações acontecem 24 horas por dia e todos os dias da semana, fazendo com que sejam concluídas o mais rápido possível.

INTERNET DAS COISAS

A Internet das Coisas prevê um cenário em que dispositivos dos mais variados tipos ficam o tempo todo online ou conectados entre si, trazendo uma série de conveniências, mas também preocupação com a segurança. A blockchain pode ser usada para validar a comunicação entre os dispositivos e assegurar a legitimidade de dados enviados ou recebidos.

CONTRATOS INTELIGENTES

A blockchain viabiliza a implementação de contratos inteligentes, ou seja, de acordos digitais cujas condições podem ser estabelecidas e checadas de modo automático, dando mais confiabilidade e agilidade ao negócio.

Quer saber mais sobre a Bleu Empreendimentos Digitais, os nossos produtos e o mundo de criptoativos? Siga nossas redes sociais e  fique por dentro das últimas notícias e artigos publicados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu